top of page

Gelo, álcool e sal: como deixar as bebidas nos coolers ainda mais geladas

🧊 Um gelo ainda mais gelado adcionando apenas álcool e sal no cooler. É isso que um experimento simples que tem circulado pelas redes sociais promete entregar. No verão brasileiro em meio à onda de calor, a promessa chamou a atenção: mas será que isso é possível?

A química diz que sim. Mas é algo que deve ser feito apenas para tipos específicos de refrigeramento, como no uso de cooler ou isopor com gelo. O resultado vai baixar ainda mais a temperatura do cooler, mantendo as bebidas mais geladas do que o normal.


Foto: Feepik
Foto: Feepik

⚗️ O experimento:


Para conseguir esse feito, serão necessários:


  • cooler ou outro recipiente para conservar o refrigeramento de bebidas

  • gelo de água mineral

  • álcool etílico (etanol)

  • sal refinado (de cozinha)

  • bebidas para refrigeramento (garrafa de cerveja, lata de refrigerante, garrafa de água, etc.).


No cooler, coloque o gelo normalmente. Depois acrescente um pouco de álcool etílico e um pouco de sal. Misture e coloque as bebidas para refrigerar.


🧑🏽‍🏫 A explicação:



“Quando colocamos a água mineral, sem nenhum aditivo, para congelar, ela começa a congelar quando atinge 0º C. Mas se colocamos sal, açúcar ou qualquer outra coisa que dissolva na água, a temperatura de congelamento tende a baixar. Ou seja, a água com algum aditivo dissolvido só vai congelar em temperaturas negativas”, explica Fábio Barbosa, professor de química da Escola Bilíngue Carolina Patrício.

Esse assunto é estudado em química no ensino médio, nas aulas de propriedades coligativas das soluções. Essa área explica como as propriedades de um solvente se alteram na presença de um soluto.

Nesse caso específico, trata-se da propriedade coligativa de crioscopia, que estuda a diminuição do ponto de congelamento de uma substância.


Fonte: g1

Comments


bottom of page